ÔNIBUS INTERESTADUAL
Se você quiser, poderá encontrar no link abaixo, as linhas interestaduais do seu município usando esse novo link de busca.
BUSCA RÁPIDAVAN
Todos nós estamos bem acostumados a ver rodando em nosso transito, um veículo que compete com os ônibus de nossas cidades, e esse
veículo, pelo menos por aqui no Brasil é conhecido como van. Mas, mesmo por aqui, nem sempre foi assim, pois antigamente o termo
mais utilizado era perua, furgão ou camionete.
Em Portugal a van é chamada de furgão, carrinha, van, camioneta ou ainda chapa 100.
Não importa em que país estejamos, pois a utilização deste veículo utilitário é sempre para transporte de pessoas ou carga, e em
alguns casos como veículo de aluguel.
No caso de transporte de pessoas, o furgão ou van, foi muito utilizado como veículo de serviço de várias empresas, prefeituras, e
governos em todo o mundo, na função de ambulância (transporte de pacientes), ou carro de polícia (transporte de suspeitos).
O nome van, dizem ser originário de caravan, uma carroça coberta com lona muito usada no velho oeste americano.
O que é certo é que
aqui nós tivemos uma perua da chevrolet com este nome, a Caravan. Outra perua bem conhecida é a Kombi da Volkswagen e que foi muito
usada do mesmo modo que as vans atuais no transporte de passageiros, concorrendo com as linhas de ônibus.
Podemos afirmar que existem basicamente três tipos de vans se classificarmos pelo tamanho: A pequena Tower, a média Kombi e a grande
Sprinter.
Em 1949, na europa, a Auto Union, uma união da Audi, DKW e Horch, já fabricava Vans, como é o caso da DKW-Kombi ou DKW F89L, que anos mais tarde, na década de 60 foi
substituída pela DKW-IMOSA ou DKW F1000 L. Devido o grande sucesso da IMOSA esta era licenciada para outros fabricantes, e assim
havia a Mercedes-Benz N1300 na Alemanha derivada da INOSA.
Podemos verificar também que na europa circulava um pouco antes do surgimento das Sprinter, uma réplica da Kombi da Volkswagen, a
Mercedes-Benz L206 D, que pelo menos externamente parecia uma Kombi com faróis quadrados, mas com motorização diesel da MB.
E antes da L206, havia a MB L319 que era vendida tanto com carroceria aberta(pick-up) como fechada(Van).
Transportes
Escolha e Veja o transporte em um País
ALEMANHA AUSTRALIA BULGARIA CHILE CHINA EGITO EUA FRANÇA ITALIA IRLANDA JAPÃO MEXICO PARAGUAI PORTUGAL REINO UNIDO RUSSIA SUIÇA UCRÂNIA URUGUAIVandalismo no BRT
Das 34 estações fechadas do BRT por causa de vandalismo, a maioria fica no corredor Transcarioca: são 17 fora de operação. Além de outras 13 no Transoeste e quatro no corredor Transolímpica. Uma delas é a estação Rede Sarah, que fica na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Há quatro meses ela não funciona.
Acompanhe as notícias dos transportes de passageiro no mundo.
Brasil
Rio de Janeiro - Linhas de ônibus desaparecidas na pandemia - 06/08/2020

O Rio de Janeiro iniciou a operação dos primeiros ônibus 100% elétricos. Os veículos estão sendo usados no programa Tarifa Comercial Zero e circulam gratuitamente nos quatro principais pontos comerciais de Volta Redonda. São eles, Vila Santa Cecília, Retiro, Centro e Aterrado.
A substituição dos combustíveis fósseis se dá por meio de dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, o equivalente a 402 cavalos. Os veículos possuem ainda chassis BYD D9W, que são utilizados para a aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os coletivos não têm degraus, facilitando o embarque e desembarque, além de contarem com um sistema de freio a disco regenerativo.
A adoção dos ônibus elétricos vai contribuir para a redução de emissão de poluentes e gases causadores do efeito estufa. Para se ter ideia, cada ônibus elétrico em circulação diminui os níveis de CO2 em mais de 1 tonelada.

A capital paulista passou a ser a cidade com a maior frota de ônibus 100% elétrico do País sem alimentação pela rede área com a chegada de um lote de 15 unidades do modelo BYD D9W. Os veículos estão em operação a cargo da concessionária Transwolff na linha 6030/10 Unisa-Campus 1/Terminal Santo Amaro, na zona sul do município.

Brasília conta agora com mais 4 ônibus totalmente elétricos. Esses veículos estão rodando na Viação Piracicaba, fazendo a linha 0.108 - Rodoviária do Plano Piloto / Três Poderes, com percurso circular.
O lançamento do Ebus BYD Marcopolo Torino foi feito pelo governador do DF, Roberto Rollemberg.
Ele confirmou que concederá para a energia elétrica consumida pelos veículos a mesma isenção de ICMS hoje oferecida na compra de ônibus a diesel.

Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Austrália
Quatro ônibus elétricos da Volvo serão entregues ao PTA da Austrália Ocidental, como parte do contrato de fornecimento 900 existente entre a Volvo e a Transperth, assinado em março de 2019. O contrato inclui disposições para a introdução de veículos com motor alternativo na rede de ônibus de transporte público quando a tecnologia se tornou disponível na linha de produtos australianos da Volvo. A carroçaria será feita pela Volgren Australia ( que também faz parceria com a BYD ).
A entrega está planejada para o final de 2021. E a comercialização completa da solução localizada de ônibus elétrico para a Austrália não será até 2022, ressalta a Volvo.

França
As cidades termais de Bayonne e Biarritz, no País Basco Francês, na costa atlântica, são conectadas pelo Tram'bus, um novo sistema de BRT elétrico completo, no país chamado bus à haut niveau de service (BHNS) - um ônibus com alto nível de serviço. 10 ônibus articulados totalmente elétricos da Irizar, espanhola, prestam o serviço.
O novo Tram'bus está em operação desde 2 de setembro de 2019. Este ônibus de alto serviço (BHNS) operado pelo Keolis Group conecta Bayonne a Biarritz em 30 minutos. O transporte público na rota se beneficia de faixas reservadas e prioridade nos cruzamentos.
Esta linha de 12 km com 28 paradas intermediárias serve alguns dos principais pontos de interesse da região, incluindo áreas comerciais e locais de esportes e eventos.

A cidade francesa de Orléans pretende adquirir 180 ônibus elétricos como parte de seu plano para implementar um sistema de transporte público totalmente elétrico até 2024. Os primeiros 29 ônibus elétricos fabricados pela Irizar, da Espanha, entrarão em operação no primeiro semestre de 2021.
Conforme relatado no outono de 2018 , o operador de transporte público Keolis recebeu o contrato para o novo sistema de transporte público para Orléans e os municípios vizinhos (conhecido como Orléans Métropole). O comitê de licitação da Orléans Métropole escolheu um modelo de ônibus elétrico em uma reunião em 19 de dezembro. Com o número de 180 ônibus elétricos, o volume de investimentos chega a 110 milhões de euros, conforme reportado pela Sustainable Bus .
No entanto, vários testes estão em andamento antes da assinatura oficial do pedido. Mas há um favorito: "A empresa espanhola Irizar está sendo considerada", como declarado em uma comunicação da Orléans Métropole.
A decisão a favor da Irizar não é surpreendente, pois a empresa espanhola já está fornecendo os ônibus elétricos para a primeira conexão de ônibus expresso elétrico da França em Amiens. Keolis também é o operador da frota de ônibus lá. A Keolis também usa dez ônibus articulados elétricos da Irizar na linha de ônibus com zero emissões entre Bayonne e Biarritz, no sudoeste da França. Na Holanda e na Noruega , no entanto, a empresa de transporte público fez grandes pedidos de ônibus elétricos a outros fabricantes de ônibus.

Estados Unidos
A frota de ônibus do Condado de Orange estará totalmente elétrica até 2040 , de acordo com os requisitos estaduais e seguindo o plano aprovado pelo Conselho de Administração da Autoridade de Transporte do Condado de Orange. O documento, que agora será enviado ao California Air Resources Board, descreve como a agência converterá a frota de ônibus OC em 100% de tecnologia de emissão zero em 20 anos.
Atualmente, a OCTA está testando as tecnologias de célula a combustível de hidrogênio ( dez unidades entregues no início de 2020 ) e tecnologias de bateria a bateria em dois programas piloto. Em abril, o Conselho de Administração da OCTA aprovou um pedido de cotação para a compra de 10 ônibus elétricos a bateria .

Nova Zelândia
Wellington , na Nova Zelândia, testemunhará a entrada em operação de 98 novos ônibus elétricos na janela de tempo entre meados de 2021 e início de 2023. Após esse suprimento, a rede de transporte público Metlink terá 108 veículos de emissão zero em operação, levando a Grande Wellington um passo mais próximo do seu objetivo de neutralidade de carbono até 2030.

Noruega
Na Noruega, a Vy Buss recebeu os seus primeiros 15 ônibus elétricos a bateria BYD. Esta entrega inicial representa o início de um importante programa de renovação de frota, composto por 55 eBuses BYD. O interessante é que esse suprimento possui oito modelos de classe II de 13 metros e sete unidades articuladas de 18 metros.

Assim, a Vy Buss se torna o primeiro cliente da BYD a receber a mais recente variante do modelo Classe II de 13 metros, que se beneficia de uma bateria aprimorada para oferecer alcance estendido e capacidade de cidade a cidade, ressalta o produtor. Também graças à capacidade do pantógrafo. Para os passageiros, um novo e altamente eficiente sistema de ar condicionado de CO 2 reduz ainda mais o consumo de energia, principalmente em baixas temperaturas, oferecendo maior alcance e reduzindo ainda mais as emissões nocivas. A Vy Buss também recebeu o modelo eBus articulado de 18 metros da BYD.

Coréia do Sul
Hyundai County Electric é o nome do primeiro microônibus elétrico desenvolvido pela empresa de Seul. Os veículos foram revelados recentemente. Será introduzido no mercado coreano.
A County Electric de 7.710 mm de comprimento está equipada com uma bateria de polímero de íon de lítio e 128 kWh de alta eficiência e alta potência, que fornece um alcance de 250 km com carga total, destaca o fabricante. A Hyundai Motor oferecerá o ônibus em configurações de 15 a 33 lugares .
Em maio de 2019, a Hyundai Motor lançou seu ônibus elétrico de dois andares em Seul . A empresa também está explorando oportunidades no mercado de ônibus com células de combustível: um primeiro piloto iniciado em Seul no final de 2018 . Finalmente, um ônibus de hidrogênio foi entregue à polícia coreana no final de 2019.

Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Tarifa de Veículo Complementar - VAN - INTERMUNICIPAL
Conforme a Portaria DETRO/PRES. Nº 1374/2018, publicada em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 11/01/2018
Município - Rio das Ostras
Itinerário de Veículo Complementar Rio de Janeiro - VAN - MUNICIPAL
Data de Publicação no Sistema LeisMunicipais: 11/11/2015
ZONA NORTE 1
ZONA NORTE 2
ZONA OESTE
Ao todo, serão licitadas 99 linhas em mais de nove bairros, entre eles, Realengo, Bangu e Campo Grande. Deste total, 23 serão linhas novas. As que já existem na região passarão, com o processo de licitação, a integrar o STPL, que foi criado para organizar o sistema de transportes em vans na cidade.
Linha | - Itinerário |
Buscar Onibus e Verificar e-mail
Verifique seu e-mail
O BRT agora está com novas linhas:
BRT Transoeste Lote Zero
22 - Alvorada x Jardim Oceânico - Parador
21 - Recreio x Jardim Oceânico – Parador
Jardim Oceânico x Centro Olímpico - Parador
BRT Transolímpica
Terminal Recreio x Vila Militar - Parador
A cidade do Rio de Janeiro é servida atualmente por
cinco tipos de transporte público sobre trilhos.
O
primeiro é excencialmente turístico, e é o
conhecicidíssimo bondinho do Corcovado. Este
inicia sua subida no bairro do Cosme Velho finalizando bem
próximo à estátua do Cristo Redentor.
O segundo, que também é muito conhecido entre turistas, é o bonde de Santa Teresa, que saindo da estação na pequeníssima rua Lélio Gama, no Centro do Rio e passando sobre o aqueduto da Lapa, sobe as ruas íngremes de Santa Teresa até chegar no Bairro Silvestre no alto da serra.

O terceiro transporte sobre trilhos são os trens da Supervia, utilizado pela maioria da população carioca.

abaixo uma lista com todas as estações à partir da estação Central do Brasil.
O quarto, muito utilizado pela população é o Metro Rio. Com uma linha que começa na Tijuca, terminando o percurso em Ipanema. Outra linha do Metro inicia-se na Pavuna, levando a população até Botafogo.

Abaixo uma lista com todas as estações do Metro Rio.
O quinto transporte sobre trilhos, não mencionado
anteriormente por ainda estar em construção, é o VLT
Rio. Quando pronto, com 28 Km de trilhos e 32
paradas fará a interligação de praticamente todo o centro
da cidade do Rio de Janeiro.
Embora, ainda não saiba a
direção do percurso, citarei as paradas conforme o mapa
que pode ser visto no site do VLT.
Lembram daquele tempo em que não havia a obrigatoriedade dos ônibus urbanos ter ar-condicionado? Pois bem, foi a época em que os ônibus Frescão proliferou por aqui. Separei um espaço especial para o frescão que pode ser visto aqui
Tarifa de ônibus no Rio foi para R$ 3,80 no sábado, 2 de Janeiro de 2016:O reajuste de R$ 0,40 foi autorizado pelo prefeito Eduardo Paes no dia 31 de dezembro. Os trens da Supervia também foram reajustados passando de R$ 3,30 para R$ 3,70 e as barcas de R$ 5,00 para R$ 5,60.
Táxi Convencional:Bandeirada passa de R$ 4,50 para R$ 5,40. Nova tabela foi distribuída dia 4/01/2016.
Quilometragem (tarifa I) - R$2,30 (de segunda a sábado, das 6h às 21h)
Quiilometragem (tarifa II) - R$ 2,76 (de segunda-feira a sábado, das 21h às 6h, e, nos domingos e feriados, o dia inteiro.
A SMTR autoriza a cobrança na tarifa 2 das corridas com destino a áreas de ladeiras íngremes, sem discriminação horária.
Hora Parada ou de espera - R$ 28,98 (valor de referência para base de cálculo da hora parada aferida pelo taxímetro)
Transporte de volumes a partir de dimensões de 60 centímetros por 30 centímetros, R$ 2,30, por volume, desde que a bagagem seja manuseada pelo motorista.
Táxi Executivo:Bandeirada - R$ 7,00
Quilômetro rodado - R$ 4,00
Hora parada ou de espera - R$ 50,40
Transporte de volumes a partir de dimensões de 60 centímetros por 30 centímetros, R$ 2,30, por volume, desde que a bagagem seja manuseada pelo motorista.
Passagens unitárias de SP:
O aumento ocorreu dia 9 de Janeiro, passando de R$ 3,50 para R$ 3,80.
A cidade do Rio de Janeiro é servida pelos ônibus municipais e intermunicipais, além disso, a mesma foi dividida em 4 consórcios. São eles: Consórcio Transcarioca, Consórcio Santacruz, Consórcio Intersul, e Consórcio Internorte.
Se você gosta de futebol, e quer ser o presidente do seu clube, não perca tempo: Visite o site VIPGOL e crie logo sua conta!
Como já deu para perceber, o site ONBUS.COM.BR foi
especialmente projetado para mostrar as linhas de ônibus
do estado do Rio de Janeiro, com seus respectivos
itinerários. Mas sei que existem pessoas aficcionadas
pelos modelos de ônibus e seus fabricantes, tentando
satisfazer essas pessoas criei o site Vicio em carros, que no link ONIBUS dá uma pequena amostra dos
ônibus que percorreram e ainda percorrem as ruas desse
imenso país chamado Brasil.
Mas nem só ônibus mostra esse site. Temos também contada a
história do carro no Brasil, é claro que não é a história
completa, pois muitos foram os caminhos percorridos desde
que o primeiro carro apareceu por aqui até hoje. Mostramos
tamém no Vício em carros, a trajetória de outro veículo,
que foi e é importantíssimo no transporte de cargas, acho
que você já adivinhou... isso mesmo... o caminhão.
O site vicio em carros peca em não ter sido feito
para visualização em celulares com tela pequena, como é o
caso do onbus e do VICIO EM CARROS que foram
projetados exclusivamente para celulares de qualquer
tamanho e sistema operacional.